13/10/2016

Colágeno, quem é ele?

Colágeno é sempre bom saber mais

Colágeno, até a pouco tempo não sabia muito sobre essa proteína, mas aqui em casa ele começou a frequentar e ser falado tanto pela minha mulher que acabei fazendo essa pesquisa para desvendar o porque da fama do colágeno.

Como principal proteína fibrilar, o colágeno é uma proteína de função estrutural presente no tecido conjuntivo de animais que tem como função é dar firmeza para pele, cartilagens e no geral as estruturas do nosso corpo que não necessitam da sustentação dos ossos, mas um suporte.
Colágeno-benefícios
Para a produção do colágeno, carnes vermelhas e brancas são benéficas, porém nem tanto assim, quando consumidas incentivam a produção de colágeno sem cumprir com exatidão o papel de formá-lo, basta o corpo não ter a necessidade dessa proteína, os aminoácidos vão resolver outro problema com o que foi absorvido.

Tem pessoas (como eu) acham tudo o que comemos fica do mesmo jeito depois de ingerido como por exemplo, o leite, ovos e até suplementos de colágeno, isso é um erro, pois são recebidos da mesma forma para que o fígado faça uma nova combinação para onde vai precisar.

Pode ocorrer em doenças muito graves a carência de colágeno e a falta de carnes no prato, pode limitar a produção dessa proteína, sem contar que a partir dos 30 anos de idade já existe uma queda crescente no processo de produção de colágeno sendo substituído por outro tecido, menos elástico e mais fibroso.

É nessa fase pessoal que começamos a notar a flacidez, as rugas, a perda dos cabelos e as unhas ficarem mais fracas e também os radicais livres que o organismo luta para combater quando estamos num períodos de estresse também prejudicam o funcionamento.

E não pára por ai pessoal, pois a falta de colágeno faz com que as articulações na presença da cartilagem articular sofram consequências ao apresentar problemas no seu funcionamento.

Aproveitei minha pesquisa para perguntar ao meu primo (médico), qual seria a versão melhor de suplemento para essa reposição de colágeno e ele me informou que é o em pó, pois as cápsulas não comportam a quantidade de colágeno recomendada por dia (10 gramas).

Descobri também pelo meu primo que a gelatina que muitos falam em comer para repor colágeno possui apenas cerca de 1% dessa proteína muito baixa longe ser melhor opção.
Colágeno-Alguns-alimentos
Alguns alimentos com a presença da proteína colágeno.

Atenção: A indicação (assim como fiz) deve ser feita por um profissional habilitado, para poder fazer o procedimento de acordo com a necessidade da pessoa assistida.

Minha mulher fica brincando comigo por eu ser muito curioso (verdade), mas pensem se eu não fosse, nunca saberia desses benefícios do colágeno, não é verdade?


Abraços e Beijos.


19 comentários:

  1. Amado você não é curioso! se não fosse você eu não saberia de muitas coisas! nunca saberia os benefícios do colágenos né! quero te agradecer por tudo que aprendo com você! muitooooooooooo obrigado por me ensinar sobre o colágeno, parabéns por compartilhar! gosto muito de saber tudo que refere a saúde! beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  2. Rafael o Colágeno é muito bom para a nossa saúde, bom os benefícios, a gente ouve falar dele mas não sabemos de algumas coisas dele, seu post foi bem informativo, que bom que o frango, peixe, queijo, carne, ovos tem o Colágeno como sempre esses alimentos, Rafael abraços.

    ResponderExcluir
  3. O colágeno é muito falado no meio feminino, parabéns pela curiosidade Rafael, quando é pro bem ela é bem vinda ;)

    Bjokas da Vaci :*

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fã desse moço colágeno rsrs
    Realmente é muito bom, eu desde que tenho tomado tenho notado a diferença que ele faz no corpo, na pele ... Ótimo post Rafa, bem explicadinho!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  5. é isso mesmo Rafa tem que ser curioso sim, as dicas foram otimas e o conhecimento tambem nos ajudou muito.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Ótimo post.
    Tenha a certeza que esclareceu algumas das minhas dúvidas.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  7. Boas instruções o post foi bem enriquecedor!!Parabéns

    ResponderExcluir
  8. Comer Que post informativo maravilhoso. Adorei saber mais sobre o colágeno. Com certeza esclareceu algumas de minhas dúvidas.
    Visite meu Canal Charmosas Ideias blog | também visite meu blog Charmosas Ideias | e curta a Fan page do blog

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post Rafael, tudo que seu primo médico disse confirmou o que eu estudei e que minhas professoras disseram sobre o colágeno.
    De fato essa história da gelatina é conversa, tem mais açucar que qqr outro componente...e o colágeno em pó é melhor, porém o gosto é horrível rs.
    Adorei o post!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá Rafael!Os mais curiosos realizam as melhores descobertas,realmente suas informações são esclarecedoras,o colágeno é muito importante,eu tomo o suplemento em pó indicado por meu Reumatologista.Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Post super útil, achava que a gelatina era a rainha do colágeno e só tem isso de colágeno nela. bom que você citou que é melhor colágeno em pó do que em cápsulas, vejo muita gente falar e consumir o em cápsulas, espero que muitas dessas pessoas vejam esse post.

    ResponderExcluir
  12. Rafael, amei seu post, muito informativo, eu utilizo em pó por ter pesquisado também e visto que em cápsulas não é eficaz como em pó, como informou no artigo, também faço um caldo indicado por uma nutricionista que é excelente.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafael,tudo bem?
    Pessoas curiosas tendem a ser mais bem informadas.
    Ótimo post sobre colágeno,obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Amigo estar bem informado é tudo e quando essa informação se refere a nossa saúde então nem se fala.Obrigada por compartilhar,abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá,amigo!!
    Gostei muito em saber mais sobre o colágeno, é sempre importante saber mais sobre as coisas, até para o nosso conhecimento.Parabéns pelo post.Bjss

    ResponderExcluir
  16. A curiosidade nos traz mais descobertas com toda certeza, é sempre enriquecedor quando descobrimos algo que traz tantos benefícios, pelo simples fato de ter sido curioso, rsrs. Continue assim Rafael, e com certeza já vou fazer minha busca sobre esse tal colágeno.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  17. Amei a dica sobre colageno. Depois dos 30 a gente vai perdendo o colageno no corpo por isso q devemos usar cremes e tomar colagenos. Nao so p o envelhecimento como p os ossos.. sucesso

    ResponderExcluir
  18. Rafael, adorei o post! Realmente o colágeno é essencial. E seu post ficou super bacana. Parabéns.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER