14/08/2015

Fantasma do desemprego

Desemprego, o fantasma que assusta todos nós

Desemprego é um fantasma que parece ter voltado na vida de todos nós trabalhadores, a preocupação maior surge quando a pessoa se encontra numa idade em que conseguir um emprego já é difícil, imagine uma recolocação no mercado de trabalho e quando o país atravessa uma crise com tamanho gigante o desemprego dispara em variados setores.

Acredito que dando algumas dicas deverão ajudar a quem o fantasma do desemprego assolou e agora está a procura de uma recolocação no mercado de trabalho, devemos ser acima de tudo muito perseverantes, ter calma nesse momento tão complicado, ainda mais tendo uma família que dependa de nós.
Desemprego
  • Para começar, devemos traçar um objetivo de maneira que o currículo que vamos mandar esteja em harmonia com o cargo que vamos procurar nessa recolocação com o provável empregador ou empresa que fará o recrutamento.
  • Esse currículo deverá ter bastante da sua personalidade, ou seja, mostrar claramente as suas aptidões, dando destaque para os serviços que você sabe fazer num paralelo com a vaga que estão oferecendo.
  • Quando estiver de frente com a pessoa que vai recrutar procure ser o mais natural possível e sem colocar frases de habitual conhecimento, sem invenções, o entrevistador ou quem for ler seu currículo, fará uma comparação da sua personalidade com o que escreveu no currículo do que falou na entrevista.
  • Não mentir no currículo (sobre o desemprego) é fundamental para que o recrutador não tenha uma má impressão sua, coloque no currículo no período que ficou desempregado, trabalhos voluntários que tenha feito ou até mesmo cursos de especialização.
  • As informações que for mostrar ao recrutador devem ser de forma reduzida sem deixar de frisar a sua experiência profissional, não coloque dados que não irão acrescentar em nada nesse novo emprego, pois um currículo extenso, torna-se cansativo para quem irá ler.
  • As referências (contatos) não precisam ser de funções elevadas, mas que realmente possam passar algo de valor para o seu contratante, fortalecendo ainda mais o seu conceito perante a nova empresa, mas sem exageros.
  • Por fim, quando finalmente for recolocado no mercado de trabalho, não se acomode, continue estudando e aprimorando seus conhecimentos. 
Quando um país está em crise e o fantasma desemprego nos aterroriza devemos manter a calma (sei que é difícil), ser perseverante para não desistir jamais, focar no que realmente procura e mesmo que possa ser complicado no início receber vários "nãos" é sempre válido pensar que vai conseguir, então pense sempre positivo e acredite em você e na sua capacidade profissional. 

Abraços e Beijos.

11 comentários:

  1. Adorei a postagem do fantasma do desemprego, temos que traçar metas driblar para conseguir as coisas.. bjs e sucesso

    ResponderExcluir
  2. Rafael excelente o post,o desemprego nos dias de hoje está a cada dia mais aumentando, é pra quem já tem uma certa idade fica ainda pior, pois as empresas só querem contratar pessoas novas, mesmo sem experiência, acho isso errado, todos tem o direito de um emprego seja com mais idade ou não. Suas dicas vão ajudar muito pra quem está nessa situação, esperamos que essa crise que o Brasil está enfrentando acabe logo, Rafael bjs.

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Verdade esta crise gerou um enorme desemprego, e o medo de ficar desempregado.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, apesar da crise devemos ficar otimistas. Um bom profissional, independente da idade conseguirá um bom emprego. Suas dicas são valiosas. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Em tempos de crise todos nós temos medo de perder o emprego e ter dificuldades para encontrar outro.
    Achei bem interessante seu post. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela postagem,com certeza vai ajudar muitos,um bom currículo faz toda diferença a crise é geral e assustadora,que Deus nos proteja!vjs

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a postagem Rafael, é um fato serio isso, que vai vem, e cada faixa etária tem um problema especifico a idade também.. que nosso povo se recupere desses problemas!

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana Rafael, visto que é muito comum em blogs postar so coisinhas bonitinhas, adorei o post pois trata-se da nossa dura realidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Na crise em que estamos vivendo é importante essas dicas, ter cuidado com o currículo e jamais mentir. Tuas dicas são preciosas para quem está começando e também para quem está na fila do desemprego Rafa! Parabéns pelo post!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  10. otimo post.. Aqui na minha cidade tem muitas pessoas desempregada

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER