10/06/2015

Vamos ganhar dinheiro extra?

Sempre tive interesse por artesanato, embora não seja um nem de sombra, para ser bem sincero sou um desastre reconhecido pela turma aqui de casa e assino embaixo com sobras (risos).
Pintura em tecido
Mas mesmo com tudo contra (até eu), sempre dou umas tentadas, pois quem sabe um dia com paciência, determinação, finalmente possa acertar, pois não vou desistir jamais.

Hoje decidi aprender a fazer uma pintura em tecido, fui até uma feira hippie conversar com a moça que faz esse tipo de trabalho para me explicar o passo a passo dele que serve para fazer um jogo americano, guardanapos ou em roupas (camisetas).

Comecei com cores frias em vários tons em azul para dar um toque mais elegante, mas isso vai de acordo com a imaginação de cada um.

Fiz (tentei, risos) num jogo americano da cor azul e branco utilizando os seguintes materiais.

# Tinta para tecido Acrilex (Ref. 04140)
# Cores: Azul marinho, azul ultramar, preto, amarelo pele e incolor.
# Barbante
# Garrafa vazia
# Pincel chato médio de cerdas duras.
# Popeline lavada (para retirar a goma)
# Recipientes para misturas
# Plumante e viés para dar acabamento.

Como fazer as Misturas:

  • Dilua cada tom de azul da seguinte forma:
  • 1 parte de azul
  • 1 gota de preto
  • 1/2 parte de água
  • 2 gotas de amarelo pele
Agora vamos  à pintura:

Pintura 1
Mole bastante o tecido, coloque o centro dele sobre a boca da garrafa, puxe para baixo e amarre com o barbante por diversas vezes a intervalos regulares, dando nós bem apertados.
Primeira fase da pintura
Pintura 2
Dilua o unicolor com água em partes iguais e, com o pincel aplique esta mistura por todo o tecido. Em seguida inicie a pintura do primeiro amarrado, com a mistura de azul marinho. No amarrado seguinte, aplique a mistura de azul ultramar.
Fase dois, pintura
Pintura 3
Continue pintando o tecido utilizando a mistura de azul celeste no terceiro amarrado para em seguida, utilize a mistura de azul mar. Repita as 4 misturas até pintar todo o tecido, lembrando-se de lavar o pincel a cada troca de tinta.
Fase três, pintura
Pintura 4
Coloque a garrafa dentro de um saco plástico e pressione bem até ter certeza de que a tinta penetrou em todo o tecido amarrado. Aguarde secagem total, desamarre o tecido e monte o jogo americano utilizando plumante.
Fase quatro, pintura
Atenção: Dê acabamento com viés.
O que eu gostei pessoal, é que a moça ainda me deu uma outra dica que despertou mais interesse e vontade de fazer, pois segundo ela essa técnica pode ser empregada em algo que já temos, que não usamos mais e queremos dar um outro visual e conforme seu desempenho no trabalho, poderemos enfeitar a nossa casa ou até mesmo servir de uma renda extra, o que é muito bom não acham?. 

Abraços e Beijos.


4 comentários:

  1. Pra quem diz que é um desastre, você fez uma bela arte, Rafael,
    além de oferecer um excelente PAP. Só não vou fazer agora,
    porque estou sem os materiais, mas vou guardar, para fazer depois.
    Parabéns, agradeço, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raphael!
    Acabei, agorinha mesmo de te deixar um comentário k não entrou, penso eu, e k, nem sequer estava pronto, ainda.
    Bom, vamo (s) lá ganhar dinheiro extra, de forma honesta.
    Se aí em casa, dizem que você não tem jeito, talento para artesanato, então seu post e atuação desmentem esses meninos e meninas, total e categoricamente. Você é poli artístico. Sabia?
    Adorei as cores k você escolheu, k eu tb escolheria, mas que trabalheira te deve ter dado essa pintura! Adorei a ideia, a iniciativa e oo chique da "coisa", mas pra Artes Manuais, não contem comigo.
    Parabéns pelo post, tão completo, qto instrutivo e motivador.
    Agradeço visita e comentário em meu blog.
    Dias bem felizes. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raphael!
    E assim a gente vai descobrindo os outros talentos dos amigos. Na culinária eu já sabia, mas agora com essa pintura, só me resta mesmo te parabenizar muito.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Estou fora amigo. Sabes porquê?
    Estou sem tempo e tenho tantas coisas para fazer. Tantas coisas que eu gosto que me ajudam a sonhar e a viver cada dia com mais sonhos. Não gosto de mexer em trapos.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER