23/06/2017

Língua, linguarudo e a sua saúde

A língua ajudando em nossa saúde

A língua que geralmente não prestamos muito atenção pode nos ajudar a saber como anda a nossa saúde, vocês sabiam? Por ser também uma das partes do corpo com importância para a nossa saúde onde através dela falamos e sentimos o gosto, entender os sinais que ela (língua) nos transmite colabora para uma vida ainda mais saudável quando mostra alguns aspectos salutar que são os minúsculos carocinhos que formam a sua textura (papilas gustativa) responsável pelo paladar.
Língua
A chamada língua geográfica pode apresentar uma hipersensibilidade para algumas comidas, pastas de dentes ou temperos, mas sua aparência não significa algum tipo de doença e sim mais um fator genético.

Líquen Plano Oral é uma doença bucal que vemos com mais frequência e causam coceiras desconfortáveis, hipersensibilidade na língua, sendo que alguns casos nem sintomas apresentam e somem sem medicações, basta evitar bebida alcoólica e tabaco.

Língua que apresentam uma camada amarelada em grande parte se trata um sinal de infeção por fungo e pode aparecer quando o seu sistema imunológico está enfraquecido sendo comum em crianças e adolescentes ou nas pessoas que usam aparelho ortodôntico que nesse caso devemos procurar o dentista para dar os procedimentos necessários para o caso.

Quando você machuca a língua (morde ou queima) em parte aparecem pequenas úlceras passageiras, mas se durar por mais de duas semanas, procurar um médico por talvez ser um sinal de câncer, mas calma gente, pois na sua maioria das vezes é sinal de falta de higiene bucal e ou muito consumo de álcool, então uma boa escovação, usar um raspador de língua, beber bastante água ajudam nesse caso. 

Ranhuras na língua em grande parte aparecem com a idade, então não se preocupem, contudo se ela inchar ao mesmo tempo, melhor procurar um médico, pois algumas doenças como a Síndrome de Melkersson-Rosenthal (uma doença neurológica rara) também apresentam esse sintoma.

A língua nas crianças crescem na maioria das vezes mais rápido que a boca, já nos adultos em alguns casos é uma demonstração de hipotireoidismo e se sua língua está vermelha com aparência de carne viva pode mostrar uma falta de vitamina B12 e ácido fólico.

Quando ela (língua) apresenta camada preta na maioria das vezes se trata de alguma bactéria pela má higiene bucal, ou nas pessoas com diabetes, ou que estejam tomando certos antibióticos, mas sendo uma má higiene bucal é só caprichar um pouco mais na escovação dos dentes mantendo a boca limpa.

Então gente, como disse para vocês no início, a saúde ou ter uma vida saudável podemos também constatar pela língua, mas que graças a Deus grande parte desses problemas não causam grandes males, bastando para isso que se faça uma boa escovação e higiene bucal. Concordam? 

Abraços e Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

NEWS LETTER