21/06/2015

Festa Joanina

Festa Joanina ou Junina?

Festa é sempre bom não verdade pessoal? E quando chega a época da festa Joanina ou como é mais conhecida aqui para nós brasileiros de festa Junina é muita diversão com comidas típicas e brincadeiras, por essa razão vou contar um pouco sobre essa dela, pois me fez casar 3 vezes, mas calma pessoal, eu estou falando de festa Junina ou Joanina (risos) que na minha juventude me divertia bastante, porém só hoje fui saber a sua originou, seu verdadeiro nome.
Festa-Decoração-Joanina
Se vocês são como eu que participa ou participou, mas nem faz ideia de como a festa Joanina (Junina) popular e divertida começou, venham comigo que fiz uma breve pesquisa.

Começou antes de Cristo em comemoração ao *Solstício de Verão (no hemisfério norte) em junho, os rituais promover a fertilidade do solo, o crescimento da vegetação e a fartura das colheitas.

A partir de século VI, o dia 24 de junho passou a ser dia de São João com o nome de Joanina e no século XIII juntou-se a essa data os dias de Santo Antônio (13 de junho) e de São Pedro (29 de junho), na Espanha, França, Itália e em Portugal.

Os portugueses que trouxeram para o Brasil e espalharam para os índios, mas em 1808 essa festa voltou as ser aristocrática por causa da chegada da família real (portuguesa).
Festa-dança-quadrilha
A dança Quadrilha começou com os ingleses, mas os franceses integraram aos seus costumes e a família real portuguesa trouxe e o povo brasileiro vendo escondido, gostaram e transformou em festa popular essa novidade que fez sucesso em casamentos, batizados e, principalmente nas festas que já tinha aqui no mês de junho.
Festa-casamento-Joanina
O tempo foi passando e o povo daqui foi criando outras formas de diversão nessa festa popular, como o "casamento do matuto" ou "caipira", Pau-de-sebo, balões, corrida de saco, dança da maçã, corrida do ovo na colher, pescaria, bola na lata e a dança da quadrilha ao redor da fogueira tem todo um significado, que é de o fogo, representação do Sol, ilumina, aquece, purifica, assa os alimentos, prepara vestes e armas, enfim, dá segurança e conforto.
Festa-comida-típica-Joanina
Apesar de ser comemorado no Brasil todo, é no nordeste que ganha mais força, pois a festa junina equivale ao Carnaval carioca segundo eles contam e no interior de São Paulo e de Minas Gerais e o resto da região sudeste que vem a maioria das comidas típicas, como pé-de-moleque, curau, batata-doce, quentão e todas as receitas à base de milho, como o bolo de fubá e a canjica.

Quem já brincou ou brinca em festa Junina (Joanina)? Pois é pessoal, eu brinquei muito em festa como essa pelo Brasil a fora, como disse lá em cima, casei 3 vezes, mas me separei (brincadeira, risos) e algum tempo depois conheci a mocinha aqui de casa que me atura a muito tempo (risos).

Abraços e Beijos.

 

4 comentários:

  1. Rafael quando eu era criança brincava muito de festa junina adora colocar o vestido de quadrinha,mais hoje só gosto de comer os doces, Rafael abraços.
    http://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essa época do ano! Suas comidas típicas, suas músicas, tudo tão alegre e festivo!! Aqui em Recife o São João é muito comemorado e gostei de saber um pouco mais sobre o significado dessa data aqui no seu blog!
    Abraço Raphael

    ResponderExcluir
  3. Profeeeeeeeeeeee...OBRIGADA por me fazer mais letrada!!!!!!
    Casastes 3 vezes para casar para sempre na quarta vez...ksksksksksksks...
    Viu como é bom a gente ficar com mais idade????
    Como se diz:
    \o/ VIVENDO E APRENDENDO \o/
    Beijão...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Rafael.
    Em primeiro lugar amei saber a origem da festa junina, gosto muito de São João ,mas confesso não sabia a origem. A imagem das delicia dessa festa me deu água na boca rsrs, gosto muito de bolo , amendoim etc. Casado três vezes meu amigo, que bom que finalmente conheceu o verdadeiro amor rsrs. Um lindo são joão. Abraços.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER