13/07/2014

Cyberbullying

Cyberbullying você já sofreu?

Cyberbullying é uma prática hostil que alguém pode ter sofrido na internet não verdade pessoal? Sempre ouço ou leio casos de pessoas que já deparou com esse tipo de situação na internet, seja sofrendo ou até compartilhando de alguém que tenha sofrido o chamado cyberbullying.

É constrangedor, arrasador, pode até acabar com uma vida e foi pensando nisso, procurei nas minhas "bagunças" literárias, alguma coisa que falasse sobre esse tema, afinal cada dia aumenta o número de pessoas interligadas e consequentemente a prática do cyberbullying vem também aumentando, então fiz esse post tentando mostrar como isso pode prejudicar e muito a vida de uma pessoa e que sirva também de um alerta na tentativa que possamos nos unir mais combatendo, denunciando essa prática tão hostil, se não acabar pelo menos amenize apoiando as pessoas que estão sofrendo ou sofreram essa repugnante, covarde prática chamada de cyberbullying.
Cyberbullying-vítima
Como podemos ajudar? Primeiramente sabendo o significado de cyberbullying (bullying) na internet é praticado por indivíduos inescrupulosos, são anônimos na sua grande maioria, pois usam desse artifício (anonimato) para perturbar e muitas vezes acabar com a vida das pessoas, embora ainda não se saiba os motivos desses indivíduos terem esse tipo de atitude, hoje felizmente é considerado crime.  

Agindo quase sempre da mesma forma, montam um perfil fake (nem todos fakes são assim) e começam a fazer amizade com a vítima, saber mais da vida dela, conquistam sua simpatia e até mesmo a sua confiança, para depois de um certo tempo agirem de forma monstruosa o cyberbullying, usando artifício da identidade falsa, praticam o processo de constrangimento e destruição de uma pessoa que escolheu com todos os tipos de ameaças cada vez mais severa.

Muito se fala que os motivos são por ciúmes, inveja, problemas psicológicos, mas eu prefiro acreditar que sejam por simples maldade mesmo e que tem nas suas cabeças "doentias", a aparente proteção do seu anonimato faz com que eles ataquem seja aonde for, em redes sociais, blogs e até mesmo em mensagens de celulares.
Cyberbullying-Proteção
 Esse CRIME VIRTUAL chamado de cyberbullying deixa sempre e de alguma forma rastro e que eles podem sim, serem localizados por profissionais qualificados com toda especialização nessa área, então a aparente calma dessas criaturas em acharem que nunca serão punidos, de acreditarem que jamais vão ser pegos, ACABOU e serão sim punidos em conformidade com a lei na prática de cyberbullying.

Então pessoal umas dicas importantes para se caso venha acontecer com vocês, ou com algum conhecido peçam ajuda, seja qual for a idade comunique a polícia, denuncie nas redes sociais o cyberbullying e desconfiem sempre não dando seus dados pessoais ou não se expondo a ponto de que isso (infelizmente) possa ser um alimento para esses VERMES VIRTUAIS.

Atente-se!

Para evitar os perigos associados ao cyberbullying, devem-se ter alguns cuidados como:
  • Não disponibilizar informação privada inadvertidamente;Não divulgar informação pessoal (dados, imagens ou vídeos).
  • Não fornecer a palavra-passe a terceiros.
  • Conhecer as armas de combate ao cyberbullying (guardar as mensagens recebidas, identificar a proveniência das mensagens).
  • Não incluir estranhos na lista de contatos.
  • Mudar de conta de correio eletrônico se a situação persistir.
  • Não aceitar pedidos de amizade se o conteúdo da página o deixar desconfortável.
  • Manter os computadores em locais comuns da habitação.
  • Colocar os perfis como privados.
  • Aceitar apenas utilizadores que conhece pessoalmente.
  • Não colocar informações sobre terceiros.
  • Não aceitar encontrar-se com desconhecidos.
  • Empregar correção e educação nos contatos virtuais, do mesmo modo que o faria num contato direto.
  • Não responder a nenhuma comunicação feita.
  • Use a webcam só com seus melhores amigos.
  • Quando usar um computador que não é seu, não deixe nenhuma senha registrada.
Conheçam as armas de combate ao cyberbullying.

Navegue pela Internet e informe-se acerca de todos os meios de combate à disposição do cibernauta, pois a vítima não precisa sofrer passivamente estes tipos de ataques, existem formas de resolução, reporte ao responsável pelo site de Internet a situação de abuso ou à operadora de telecomunicações, instale um

software de prevenção de cyberbullying.

Se pesquisar na Internet encontrará alguns programas que poderão instalar no seu computador para ajudar a prevenir este tipo de situação e/ou ajudar a identificar a origem do ataque. 

Imprima o material ofensivo e denuncie o agressor que praticou o cyberbullying na delegacias especializadas em crimes de informática, pois lá terá um perito que pode perfeitamente descobrir a identidade do agressor, mesmo que ele se disfarce com um contato falso.

Já presenciou ou sabe de casos de cyberbullying denuncie? Participe, opine você também.

Abraços e Beijos.





7 comentários:

  1. infelismente muito triste..uma pessoa que faz isto év mal amada e infeliz e quer destruir outra pessoa para se sentir melhor mas no fundo acaba se auto destruindo

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma atitude nada bonita de alguns que se aproveitam da internet para tirar vantagens e usar como meio de propagar o ódio ...
    Mas é uma triste realidade, eu mesma já tive minha cota aqui nesse meio virtual ...
    Gostei do alerta Rafa e das dicas!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  3. Nem me fale Rafael, hoje em dias as pessoas se acham cada vez no direito de falar o que querem infelizmente, ótimo post. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Essas pessoas que praticam esse tipo de ato, não tem amor próprio e na sua maioria das vezes são infelizes e gostam de fazer as outras pessoas se sentirem assim. Suas dicas com certeza vão ajudar muitas pessoas que estão passando por esse tipo de situação. Post de utilidade pública. Parabéns! Beijoos :*

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Rafael, por abordar esse tema.
    Na verdade quem pratica esse ato precisa de mais tratamento do que quem sofre do bullyng.
    Lamentável.
    BEijos

    ResponderExcluir
  6. Isso é extremamente repugnante, as pessoas se aproveitam achando que a net é ambiente sem lei para julgar, maltratar, inferiorizar e ridicularizar os outros. Acho que as penas deveriam ser mais duras inclusive para os menores que fazem esse tipo de coisa.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto eu já sofri bastante cyberbullying como sou blogueira eu sempre exponho minha opinião e muitas pessoas não entende isso acabam se aproveitando do anonimato e começam a me julgar, criticar, ameaçar.
    Antes eu me sentia oprimida e acabava optando por deletar o comentário ou o texto porém agora mudei a postura eu sempre enfrento eu descobri que pra mim tem sido a melhor forma de combater esse crime.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER