27/03/2017

Comunicação esquece a imparcialidade e apela na criatividade?

Comunicação está imparcial e sem criação

Comunicação foi o que escolhi a alguns anos atrás quando fiz o meu vestibular e a causa disso foi o gosto que tenho pela leitura e o interesse ao jornalismo, principalmente o investigativo, assim como também curto a publicidade feita de maneira inteligente quando ao vender o produto nos convença pela forma criativa dos seus anúncios, isso para mim é verdadeiramente comunicação.

E porque estou falando tudo isso para vocês pessoal? Pelo simples fato que nos dias de hoje infelizmente a comunicação parece ter perdido o rumo dos fatos quando notamos uma forma de jornalismo tendencioso, assim como o modo criativo na publicidade ao dar ênfase para a apelação (pequena parte).

Acredito numa comunicação com publicidades como essas que mostro para vocês aqui agora por pensar ser mais fácil conquistar na criatividade o interesse de nós que somos o seu público alvo anunciando inteligentemente os produtos sem precisar de apelações publicitárias e no jornalismo a não colocação de notícias tendenciosas, penso serem as melhores formas para se transmitir uma comunicação correta.
Comunicação-incentivo-exercícios
Anúncio incentivando exercícios e contra o sedentarismo
Comunicação-atravessar-faixa

Campanha para atravessar na faixa

Comunicação-ferramenta-potente
Anúncio de ferramenta potente
Comunicação-bala-alívio-dor
Bala para dor de garganta, tirando o papel dela mostra o alívio da dor
Comunicação-desmatamento
Anúncio alerta que não só a floresta tropical morre 

Percebem o que eu falo para vocês? Eu sempre adorei a comunicação na área de jornalismo e publicidade e agora ando meio decepcionado quando vejo nos dias atuais como estão sendo feitas algumas campanhas publicitárias (pura apelação) e no jornalismo encontro notícias jornalísticas tendenciosas que para mim nada acrescenta, ao contrário me afasta dessa área da comunicação que eu tanto admirava.

Qual a opinião de vocês sobre esses meios de comunicação nos dias atuais? 



Abraços e Beijos.

21 comentários:

  1. Eu tiro o chapéu para quem tem o dom da criatividade! Criar campanhas que além de divulgar, vender, incentivar ou alertar é algo que somente quem tem o dom consegue! Gostei do post!

    ResponderExcluir
  2. Nos dias de hoje a gente ver cada divulgação estranha das empresas que não dá nem pra acreditar, como essas que vc trouxe, realmente a gente chega a se decepcionar com a comunicação, Rafa bjs.

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ter estudado jornalismo, mas como não passei no vestibular acabei fazendo letras. Também adoro e acho muito útil esse curso.

    ResponderExcluir
  4. Eu admiro quem possui toda essa criatividade!!!
    Bjs
    www.guriaantenada.online

    ResponderExcluir
  5. Concordo em gênero, número e grau. Muito interessante sua postagem e seu site. Sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  6. Nossa, achei a última imagem muito impactante (no melhor dos sentidos). Também sou Jornalista e Comunicadora e concordo muito com o que você disse sobre o caráter apelativo das informações divulgadas hoje em dia. Parece que tudo é imaginado apenas com o objetivo de viralizar, de medir a quantidade de clicks e etc. É triste e é por isso que as poucas boas peças de comunicação (às vezes até amadoras) ganham tanto destaque. O público também está ficando cansado disso.

    ResponderExcluir
  7. oi
    Eu sempre quis ser jornalista, mas usei minha criatividade para criar historias. Me tornei escritora e assim criei meu blog ;)
    Gostei do post :D
    bjo

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto, ultimamente vejo muito dessas propagandas apelativas em todo lugar.

    ResponderExcluir
  9. Esse tipo de campanha sim vale a pena ver, porque de uns tempos para cá em tudo se usa mulheres semi nuas ou homens sem camisa, tudo parece que sempre se volta ao sexo ... E se a mensagem for boa acaba se perdendo para uma imagem nada a ver ... Essas que tu colocou aqui Rafa são muito legais, só de olhar tu já entende o significado ..
    Bjs ❤
    Minda

    ResponderExcluir
  10. Também concordo com o que disse, não gosto de nada apelativo, acho que isso é para quem não tem criatividade alguma, até me revolta lembrar de alguns...
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  11. Acredito em comunicação sem palavras e esses são ótimos exemplos disso.
    Também acredito em conscientização através desse tipo de comunicação. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  12. Eu chego a ficar impactada com anúncios assim.
    Excelente texto reflexivo! Concordo que não precisa apelar na comunicação! A comunicação criativa tem o dom de nos passar uma imagem interessante e nos convencer! Não precisa apelar!

    ResponderExcluir
  13. Cara, eu trabalho com isso a 5 anos e maioria das vezes as melhores ideias saem no café, no happy hour! Quando estamos com a mente fresca.
    Estes aí não são apenas propaganda já são cases!

    alana zoz

    ResponderExcluir
  14. Sou apaixonada por publicidade e exatamente por causa desse estilo de propagandas que você, acho que a criatividade dessas pessoas são incríveis.

    ResponderExcluir
  15. Sério quem tem criatividade sem explorar idéias insanas compradas pela população de alienados tem todo meu respeito , odeio tanto a comunicação quanto a publicidade sem conteúdo ou se ancorando em esteriótipos ou na discriminação para conseguir vender uma ideia ou um produto.

    ResponderExcluir
  16. Que legal estas campanhas publicitarias com grande criatividade e são impactantes ate esta do ônibus e do desmatamento. Muito bom o seu post gostei de mais de saber um pouco mais sobrea criação destes conteudos incriveis . Beijos

    ResponderExcluir
  17. Hoje em dia se tornou difícil ver campanhas tão boas assim e que nao levassem quem ve a algo mais subjetivo e parcial, acredito que a imparcialidade é fundamental para uma boa propaganda.

    Amei o post, exemplifica tudo que eu sempre acredito, parabens pelo blog
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Nossa muito boa essas campanhas, muita criatividade parabéns.

    ResponderExcluir
  19. Criatividade é tudo, bem chocante a do onibus e do animal decapitado :/ sem duvidas chama muito atenção.

    ResponderExcluir
  20. Eu fiz faculdade de jornalismo também, mas não cheguei a me formar, mas hoje a comunicação esta muito cansativa, eu não digo nem a parte da publicidade, mas aos noticiarios em geral, na época que cursava, não era qualquer fonte que dava para usar em matéria tinha que pesquisar, não tinha as redes sociais tão influenciadoras assim, eu ainda acho que esta decaindo cada dia mais, principalmente quesito de manipulação, que na tv é considerado que já exista, a manipulação e sensacionalismo, agora isso cada dia mais cresce nas redes sociais, cada dia sobe uma # diferente, é um assunto diferente, e nisso vão esquecendo de outras coisas importantes, eu acho que a comunicação hoje tem muita informação, e muitos meios para fazer isso que fico sem saber em que acreditar as vezes.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER