10/10/2016

Ela é quente ou fria?

Quente ou fria vocês sabem quando usar?

Quente ou fria, quem não já ficou indeciso na hora de aplicar compressas fria (gelo) ou quente por causa de dores numa contusão? Bom, eu tive até bem pouco tempo quando jogando futebol com colegas tive uma leve torção no tornozelo e acabei achando algo sobre isso nesse email que recebi algum tempo atrás sobre compressas fria ou quente,vejam.
Quente-a-compressa
Podemos usar compressas quente para aliviar as dores em casos de contraturas musculares (torcicolos, dorsalgias e lombalgias) ou para dar uma aliviada em sintomas de doenças reumáticas ou artroses, a compressa quente vai agir de forma analgésica.

Lembrando sempre que a temperatura da compressa quente tem que estar suportável se não queima a pele e o tempo de uso no local deverá ser até compressa esfriar.

Jamais usar o calor (quente) em situações de traumas, contusões, entorses ou lesões ligamentares nas primeiras 48 horas, pois isso pode aumentar o fluxo sanguíneo no local aumentando o processo inflamatório e o inchaço, o mesmo podemos dizer para pomadas que esquentam o local com trauma.

Gente, a compressa quente tem como objetivo o relaxamento muscular, trazer conforto nas articulações que possam estar contraídas ou com algum problema crônico.
Quente-ou-fria-compressa
Já com a compressa fria não poderia ser diferente, agindo de maneira oposta da quente ao diminuir a temperatura da parte lesada, na diminuição do fluxo sanguíneo superficial após 15 minutos por ocorrer uma vasodilatação das veias e arteiras profundas, diminui também o processo inflamatório ao drenar o edema ou hematoma que se fez, logo não devemos usar compressa quente.

Usamos as compressas frias (saquinhos de gelo, bolsas de gel) que vocês mesmo podem fazer usando 1 mistura de 1 copo com álcool para 2 de água dentro de um saco plástico, nos traumas, entorses e distensões sem esquecer de proteger a pele na área machucada com camiseta ou pano fino, porém o resultado será melhor após 48 horas do acidente ocorrido com a possibilidade da redução do inchaço anestesiando as fibras nervosas fazendo diminuir ou parar a dor.

As aplicações com gel são melhores por não causarem 1 ponto de pressão específico ao contrario da quente, ou seja, por ter uma distribuição melhor na área de contato com a pele, ao contrário das pedras de gelo.

Para grandes articulações ombro, joelho, tornozelo, punho e cotovelo, o ideal é fazer o tratamento por 30 minutos a cada 2 horas, já os dedos do pé e das mãos, no máximo 15 minutos, pois muito tempo usando compressa fria pode ocorrer lesão celular.

Atenção pessoal: Não usem desses procedimentos (nem quente e nem fria) na região da coluna, pois pode causar uma contratura muscular e piorar ainda mais a dor e não esquecer sempre de consultar um especialista antes de começar qualquer procedimento.

Não estou desejando que aconteça, mas saber quais os procedimentos adequados (compressa fria ou quente), ajuda bastante, não é verdade gente? Afinal assim como eu, ninguém está livre de uma inesperada contusão.

Abraços e Beijos


18 comentários:

  1. Muito boa essa postagem,também serve de alerta adorei
    Beijinhos

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  2. Gostei muito da informacao! Tinha aprendido num curso de primeiros socorros, mas vivia confundindo. Muito obrigada.
    Anne Schuler

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  3. Suas postagens sempre são esclarecedoras! Adorei saber mais sobre isso! Bjo

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  4. Rafa ótimas informações, muitas vezes ficamos com essa dúvida, foi um bom alerta pra gente, bjs.

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  5. Nossa muito bom saber, eu to com uma torção no tornozelo, serviu muito o seu post pra mim, obrigado por compartilhar. AMEI! bjos!

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  6. oi!
    Que interessante :D
    Eu sempre uso compressa fria, nunca usei compressa quente.
    Adorei a dica!!!
    bjo

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  7. Oi Raphael, tudo bem?

    Eu adorei o post, acho que é um daqueles de utilidade pública. Eu nunca sabi quando usar uma compressa de água quente ou fria, e seu post foi bem esclarecedor quanto a isso. Adorei!

    Beijos!

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  8. Uau, você realmente trouxe informações importantíssimas para todos nós. Com certeza vai ser muito útil nos momentos de acidentes. Obrigada e beijos!

    http://www.isabelcerqueira.com/

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  9. Eu sempre fico com essa dúvida, por isso geralmente acabo não fazendo nada por medo de errar. Também não sabia dessa história de tempo para fazer a compressa. O post ajudou muito, ate passei para meu pai ler.

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  10. Olá, tudo bem?
    Essas informações são ótimas, sempre tive dúvidas haha.
    Um beijo.

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  11. As compressas quentes eu até uso de quando em quando, já as frias não sou muito fã ... rsrs
    Gostei de saber das diferenças Rafa, acho que em algumas vezes fiz compressas erradas ...
    Minda
    Bjs ❤

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  12. Parabéns pelo artigo,é bom saber quando e como fazer esses procedimentos.Confesso que devo ter feito errado já (rs)

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  13. Você sempre nos traz informações bastante importantes para o nosso dia a dia, gosto do seu blog, parabéns. Sucesso!

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  14. Adorei as informações, eu já sabia um pouco sobre pois tenho uma amiga minha que é fisioterapeuta! Boas dicas! ;)

    Alana Zoz

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  15. Amei o Post,muito bom aprender.
    Bjs
    http://divamodaefotografia.blogspot.com.br

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