08/10/2015

Mofou e agora?

Mofou o alimento? Joga tudo fora

Mofou e agora? Essa pergunta apareceu quando num bate papo entre amigos recordando os tempos de nossas viagens e de quantos foram os apertos para nos alimentar, pois ninguém nas primeiras viagens tinha alguma noção de fazer comida, tínhamos que nos virar com sanduíche sem nos preocupar se de um dia para o outro ele mofou.

Sempre chegávamos com muita fome em casa vindo das festas e a possibilidade de encontrar pãozinho para comer era quase certo, não olhávamos se ele mofou, pois o que todos queriam era comer, um erro que agora sabemos o quanto de perigo passamos.

Hoje sabemos que mesmo se for tirar a parte que não esteja aparecendo o mofo corremos sérios risco de uma doença, pois quando surgem essa parte do mofo é justamente aonde estão concentrados os microrganismos e isso significa que eles já se espalharam por grande parte do alimento mesmo que aparentemente ele possa aparecer que não mofou por inteiro.
Mofou
Não adianta querer tirar a parte dita como boa do alimento que esteja com mofo, isso não impedi de estar comendo um alimento contaminado com toxinas que é um perigo para nossa saúde causando problemas no sistema respiratório ou cheio de reações alérgicas, pois se ele mofou um pedaço deve jogar todo alimento fora.

Dentre as toxinas mais conhecidas que encontramos no alimento que mofou está a aflatoxina, tem como suspeita de causar câncer, também soubemos dos fungos que aparecem nos grãos são os que tem as piores toxinas, portanto a melhor recomendação para quando encontrar por menor que seja no alimento sinal que mofou, jogar tudo fora e reparar se ele (alimento contaminado) que mofou não estava encostado em outros alimentos evitando de acontecer problemas com as seguintes reações adversas, alergias, vômitos, diarreia ou algo bem pior. 

Abraços e Beijos.


35 comentários:

  1. Com certeza corremos riscos é um perigo,pois mesmo que tiremos a parte sem o mofo,pode conter várias bactérias que prejudique nos dando infecção ou algo similar.

    www.estilosamorena.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, Antigamente na época dos meus avós ou até antes deles se faziam isso em tirar a parte ruim e comer a boa, eles não sabiam o riscos que corriam. Gostei do post vai ajudar muita gente a não fazer isso beijos

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa se mofa um tiquinho vai o pacote todo pro lixo.

    Sei lá...

    Beijos

    Mari do Like a Make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
  4. Oii rafa
    Saúde não se brinca, aqui em casa sou nojentinha com isso, não tenho coragem de tirar o mofado vai tudo pro lixo.bjs

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa jogo logo fora qualquer coisa que esteja mofada e o que tiver perto tbm.
    www.meureinado.com
    ig: @blogmeureinado

    ResponderExcluir
  6. vc disse tudo nãoa dianta tirar tem que jogar fora mesmo pois fica contaminado né mesmo? um beijo grande

    ResponderExcluir
  7. A nossa saúde tem que está sempre em primeiro lugar, aqui em casa mofou jogo fora não quero arriscar a minha saúde, óticas as dicas Rafael, infelizmente tem pessoas que ignora isso, abraços.

    ResponderExcluir
  8. É complicado isso, nos mercados daqui, as vezes compramos pão e ao chegar em casa damos com alguma fatia mofada, então comecei a olhar todas antes de comer, porque as vezes está lá no meio escondido o mofo. Esse é um grande alerta seu.
    Parabéns Rafa!

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
  9. Rafa eu não aproveito nada sabe, se mofou alguns no pacote sei que é um disperdicio mais vai tudo pro lixo sabe, pq doenças de fungos nao é brincadeira, amei seu post arrasou beijos

    ResponderExcluir
  10. Aqui tb descartamos quando o alimento esta mofado, isso tb vale para frutas e verduras com partes "machucadas" porque são tão prejudiciais quanto... Com saúde não se brinca, não é? Abraços

    ResponderExcluir
  11. Se é uma coisa que tenho muito nojo é de alimento mofado, sempre joguei tudo fora sem pestanejar. Além do mais faz mal a saúde.

    ResponderExcluir
  12. é verdade Rafa, eu não como pão ou qualquer coisa mofado, aprendi sobre isso na 5 serie.

    beijinhos
    http://falaseriorah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Infecção por fungos do mofo é um problema, então todo o cuidado é pouco. Quando ele se chega ou se alastra na superfície do pão é sinal de que dentro já esta bem enraizado e isso é um perigo.
    ✡✡Blog Com Mãos de seda ✡✡
    ✡✡Fan Page do Blog✡✡
    ✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

    ResponderExcluir
  14. eu sou neurótica com isso, olho tudo antes de comer, acredito que outro dia minha mae trouxe do mercado um pão doce (dentro da validade) com um mofo, estava na parte do creme e ela não viu, como é pertinho ela foi trocar, mas agora toma mais cuidado, eu olho tudo antes de comer rs tenho pavor de intoxicação alimentar. ótimo post ! bjo

    ResponderExcluir
  15. Confesso que já fiz muito isso de tirar a parte morfada do pão e comer o resto. E tenho certeza que tem muita gente que ainda hoje faz isso. Pior é quando já vem do supermercado e agente nem vê. Muito boa a informação...

    http://www.opinandobeauty.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Uma vez aconteceu de ficar assim aqui
    eu joguei fora, mofo é fogo
    não tem jeito contamina tudo mesmo

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  17. muito boas as dicas! Eu já jogava fora qualquer alimento com mofo por ter nojo..hahaha ainda bem que fazia certo, agora estou mais antenada no assunto!
    um beijo
    www.suellencarvalho.com

    ResponderExcluir
  18. Mofou não adianta fazer nada infelizmente não da pra aproveita , mesmo tirando a parte de mofo fica toxinas como você disse ..
    ótimo post

    ResponderExcluir
  19. Muito boa sua dica... Quando isso acontece aqui só tem um destino, lixooo!! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Não sabia disso, mas eu sempre jogo fora quando o pão esta mofado ou até mesmo outro alimento .. Beijso

    ResponderExcluir
  21. ótimo post bem informativo , é sempre bom alerta sobre essas coisas

    ResponderExcluir
  22. NOSSA SAUDE É MUITO IMPORTANTE,O PÃO MOFOU EU JOGO NO LIXO,POR ISSO EU COMPRO POUCO,UMA QUANTIA QUE NÃO DER PARA MOFAR,TAMBÉM NÃO PODEMOS ESTÁ JOGADO COMIDA FORA ,TEM TANTA GENTE PRECISADO NÉ,GOSTEI DO POSTE MUITO INFORMATIVO PARABÉNS BEIJOS

    ResponderExcluir
  23. Nossa interessante o post, aqui em casa também quando vejo vestígios jogo direto no lixo, recentemente cheguei a pensar se fazia bem tirar a parte "mofada" e comer apenas a que parenta estar tudo bem, nossa , foi bom este post neste momento viu .. Abraços ;)
    www.coisasdealisprick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Dá dó jogar fora, mais quando mofa alguma coisa em casa eu sempre jogo, coisas fora do prazo de validade tambem morro de medo

    ResponderExcluir
  25. Com certeza , o risco de passarmos mal é bem sério,temos muito cuidado pois as consequencias são bem sérias .
    pedacinhosderetalhoseli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Eu nunca tirei apenas a parte mofada sempre joguei fora nao arriscava de maniera alguma vai saber do perigo eu sempe falo aqui em casa nada de comer comida estragada...Mas sempre vem um esquecido..rsrsrs..

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Mofo é um bicho papão mesmo, toda vez que acontece aqui com alguma comida jogo logo fora, prefiro não arriscar a saúde, muito bom seu esclarecimento sobre esse assunto, bjs

    ResponderExcluir
  28. Com Certeza eu concordo super com vc!

    Tudo o que eu vejo morfado e já jogo fora!!!

    Amei o post.

    Um Grande Beijo.

    ResponderExcluir
  29. que perigo,otimo post informação e saúde tudo haver

    ResponderExcluir
  30. mofou é jogar fora mesmo
    não tem que ter dó não
    gostei do post um assunto bem serio
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Muito importante a postagem
    cuida da saúde é muito importante sim
    confesso que ja tirei aquele pedaço de mofo e comi o resto
    mas com essa postagem , aprendi muito
    bjs

    ResponderExcluir
  32. Rapaz, agora quase tive um treco aqui! ahahahah gente do céu, eu já tirei muito essa parte do bolor e devorei o resto, que nojoooooooo! socorro, to em crise, acho que vou morrer de nervoso! kkkk valeu a dica! bjao

    ResponderExcluir
  33. Nunca tive coragem de comer o resto do pão, não porque eu sabia dos riscos, mas pq não conseguia esquecer da parte mofada hahahah. Ser fresca as vezes tem suas vantagens :D

    ResponderExcluir
  34. Rafa! Isso é realmente um perigo, tirar só o pedaço mofado não quer dizer que o alimento todo não está contaminado, muito informativo o post! Beijos!
    Paulinha
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER