15/06/2015

Como economizar água?

Economizar água, uma necessidade cada vez maior

Economizar água eu que é preciso, mas sabe pessoal, certas coisas não entendo e justamente por isso procuro saber em pesquisas que faço ou em conversas sempre proveitosas com amigos na busca de soluções para alguma dificuldade que eu ainda possa ter, e  economizar é a palavra do momento e a água é uma dessas formas que devemos começar agir .

Queria saber como economizar água, pois vocês devem saber que em São Paulo está tendo racionamento e li, ouvi falarem da Serra da Cantareira que faz grande parte o abastecimento de água por lá, está em níveis as vezes abaixo do normal e isso vem fazendo meus amigos de São Paulo passarem aperto danado.
Economizar-água-torneira
O problema está (por enquanto) em São Paulo, mas quem me garante que não poderá chegar aqui ou qualquer outro lugar do nosso país? Na dúvida, o bom é economizar água, mas para isso escutei algumas sugestões e estou repassando a vocês aqui embaixo.
  • Para aquela turma que gosta de ficar mais tempo no banho (cantando, risos) é aconselhável diminuir ele e desligar a água enquanto passa o xampu ou sabonete para economizar.
  • Na minha casa tem plantas e não perco tempo na hora de economizar água quando vou regar e faço num horário mais adequado, das 6 às 8 horas da manhã ou após as 19:00 horas (sou preguiçoso, risos), pois evito grande quantidade de evaporação durante o dia da água e mais gastos, aproveito sempre a chuva para isso (quando tem).
Outras formas de economizar água podemos encontrar aqui também.
Economizar-água-escovando-dentes
  • Aprendi a parar com a mania de escovar os dentes ou fazer a barba deixando a torneira aberta e comecei a economizar mais água sem que isso interfira na minha higiene matinal.
  • Reparo periodicamente se há vazamentos (por menor que seja) aqui em casa, confiro as torneiras, canos, descargas, pois se vejo que uma torneira continua pigando mesmo quando a fecho, pode ser um aviso de vazamento e desse modo não consigo economizar água.
  • Ao fazer a limpeza do chão procuro varrer bem para depois passar um pano úmido, ficando bem limpinho, além de uma boa maneira de economizar, pois não a quantidade de água que determina uma boa limpeza, mas o modo como fazemos ela.
  • Ao lavar as roupas procurei colocar o limite que a máquina possua para evitar de fazer diversas lavagens e consegui economizar mais água, luz e no lavar louça o procedimento é o mesmo que utilizo ao escovar os dente ou barba (desligo a água) e depois de ter feito o procedimento abro a torneira.
Isso que estou fazendo aqui em casa tem me proporcionado uma boa chance em economizar água, luz, sem prejudicar em nada na minha rotina, limpeza, e higiene.

Deixo como sugestões esses cuidados, afinal somos nós que devemos cuidar do nosso planeta, porque depois será muito tarde para reclamar, portanto devemos começar por economizar água desde já.

Abraços e Beijos.

3 comentários:

  1. Orientações muito boas Rafael, além das que falou, procuro recolher a água da chuva e estou utilizando pra tudo, menos pra cozinha. O consumo consciente da água deve fazer parte de nossa rotina. Muito boa a informação, obrigada, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Rafael.
    Ótimas orientações, devemos todos economizar água. Abrir um novo espaço http://vivereserfelizdavida.blogspot.com.br/ Uma linda noite. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas recomendações!
    Algumas coisas tb faço aqui mas tem umas que sinceramente ainda nem tinha pensado!

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER