07/05/2015

A origem das unhas esmaltadas

Unhas belas com seus esmaltes em várias cores

Foi procurando a minha carteira aqui em casa que descobri um verdadeiro exército de esmaltes para unhas (risos) são tantos e das mais diversas cores que chegou a provocar o meu lado curioso, sim verdade mesmo, pois nós meninos não temos essa mania de bisbilhotar vocês não é verdade meninas? (risos), mas quis saber o porque a minha mulher nem acaba de usar um já vai comprar outro e mais outro esmalte para suas unhas.
Unhas-esmaltes
Logicamente que fiquei meio escondido, pois ela tem ciúmes deles (risos) e na certa não iria deixar fazer essa minha aproximação nesses pequenos indivíduos tão importantes na vida dela e que tanto embelezam suas unhas.

Pude constatar o porque de tanta beleza que ficam as mãos das mulheres quando estão com unhas caprichosamente esmaltados nas suas diversas cores.
unhas-esmaltadas
Fui tão além com a minha curiosidade que resolvi pesquisar sobre a origem deles e fiquei surpreso quando soube que os esmaltes surgiram em 3500 a.C. as egípcias já usavam com a cor preta, depois no império Romano eram de unhas bem polidas e na China quem tinha as unhas compridas era nobre.

Comecei a entender da minha mulher e uma parte considerável do público feminino gostar de ter suas unhas esmaltadas. 

Em meados da década de 2000, alguns do lado masculino enfrentando tabus se aventuraram em usar (nada contra), contudo e apesar de empresas chegaram a fabricar esmaltes exclusivo para homens, eu não tenho essa coragem, prefiro ver nas unhas de vocês meninas, tá? (risos). 

Os esmaltes foram tão bem aceito que parece terem se transformado numa espécie de acessório com sua moda e tendência, a cada época começaram a surgir outros produtos para auxiliar ainda mais as mulheres nesse quesito de deixar ainda mais belas as suas unhas.
  • Em 1800 as unhas eram curtas e levemente arredondadas às vezes perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro. 
  • Em 1830 surge o primeiro apetrecho de manicure, com este instrumento podia-se empurrar a cutícula.
  • Em 1892 surgem os primeiros salões de manicure.
  • Em 1900 usavam-se tesouras e limas metálicas para dar forma às unhas.
  • Em 1925 foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado.
  • Já 1932 Charles e Joseph Revson, irmãos americanos, e um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos.
  • Na década de 70 vem os esmaltes sintéticos. 
  • Os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de fibra de vidro em 1980. 
E assim, num processo evolutivo, as empresas foram cada vez mais produzindo um mais tentador que o outro, para euforia das mulheres que gostam de ter e os homens de ver mãos e pés com as unhas esmaltadas.

Hoje graças as mais avançadas tecnologias aplicadas nessas empresas aliada a criatividade das mulheres, podemos ver verdadeiras obras de artes em unhas esmaltadas, embora não perceba essa mesma disposição no nosso lado masculino.
Abraços e Beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

NEWS LETTER