10/03/2015

O que é intolerância à lactose?

Intolerância à lactose com seus sintomas

Quando não conseguimos fazer a digestão do leite (lactose) ou seus derivados poderemos começar pensar numa possível intolerância a eles e se vem acompanhada dos sintomas como diarreia, náusea com ou sem vômito, dores abdominais, inchaço, seu médico poderá diagnosticar uma possível intolerância à lactose.

Intolerância-leite-e-derivados
Apesar de ser uma doença (intolerância à lactose)que na maioria das vezes não se configura um quadro de gravidade, ela causa um mal-estar, aflição, justamente pelo sintomas que apresenta na pessoa.
Intolerância-sintomas
Para explicar como essa doença se configura em nosso corpo teremos que entender todo um processo que ocorre e é justamente pela deficiência da enzima chamada de lactase que é feita pelo forro do nosso intestino delgado a causadora da intolerância a lactose.

Podemos ver em muitas pessoas o nível baixo da lactose, contudo somente aqueles que tem os sintomas da doença que o médico poderá dizer que se trata ou não da intolerância a lactose.

São três os tipos de intolerância à lactose: 
  • A primária que é quando já se está envelhecido com isso a ocorrência se dá em indivíduos com mais idade (avançada). 
  • Segundaria que poderá surgir por causa de uma outra doença ou ferimento.
  • Finalmente a congênita, como já diz o nome, é quando a pessoa nasceu com ela.
Para se ter um controle dos sintomas da intolerância a lactose é aconselhável sempre ter mais cuidado quando for escolher os seus alimentos para comer e procurar fazer uma deliciosa dieta onde se limite ao uso de alimentos lácteos.

Hoje em dia graças a Deus, podemos encontrar diversas empresas que tem como uma preocupação a produção de alimentos saborosos, deliciosos sem a presença de lácteos não ficando nem um pouco atrás das empresas que fabricam os já conhecidos produtos que contém a presença, isso vem ajudando a quem tem intolerância a lactose.

Atenção: Antes de qualquer coisa, aparecendo qualquer tipo de sintomas, o melhor sempre, procurar um médico, pois com certeza ele é o mais abalizado para responder sobre a intolerância a lactose, qualquer tipo de caso ou doença.

Abraços e Beijos.







6 comentários:

  1. Muito bom seu post Rafael, e as marcas cada vez mais envolvidas com produtos para os intolerantes. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post.
    Hj em dia muitas pessoas passam por isso
    Sucesso

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante seu post, muita gente tem e não sabe bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho intolerância a lactose, gostei desse post!

    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post, informações super válidas!

    ResponderExcluir
  6. Rafael, hoje em dia vejo mais pessoas como você fala do sobre isso e abrindo os olhos das pessoas que muitas vezes tem intolerância e nem sabem. Meu sobrinho de 4 anos tem e muitas vezes é difícil negar alguns alimentos, mas minha Irma conversa com ele e ele aprendeu a falar que é intolerante a lactose para poder dizer na escolinha. A dele é muito forte que qualquer coisa que tenha leite ele em questões de minutos fica todo empolado e tem que correr para o hospital e assim vai vivendo e acredito que com o passar do tempo vai aprendendo o que é bom para ele. Seu post é super útil. Abraços.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER