12/07/2014

Porque devemos reciclar?

Reciclar é um compromisso com o nosso Planeta.

Reciclar foi um tema que comecei a entender um pouco mais lendo um folheto sobre esse assunto e pensei em fazer esse post para vocês, afinal isso é de grande importância para o nosso Planeta Terra e consequentemente a humanidade, sendo assim, num breve, mas importante texto, estou aqui colocando uma das formas em que nossa ajuda será um bom passo para a concretização de um mundo melhor e saudável ao reciclar.

Vamos então saber a importância de reciclar?

Ao reciclar vocês sabiam que o plástico é considerado o material mais requisitado e de grande utilidade nos nossos tempos atuais? Pois é, isso o torna um problema para nosso planeta, daí a necessidade de torná-lo útil através da reutilização e reciclar tantas vezes quantas forem possíveis, por isso num trabalho bem profundo o Reino Unido está ofertando instalações para o recolhimento de garrafas de plástico em casa ou em centros de reciclagem.
Reciclar-plástico
Já com outros tipos de plásticos está se fazendo um estudo mais atual em plásticos mistos como bandejas, banheiras, vasos que podem ter seu reciclamento mecânico sendo mais econômico e ambiental, obtendo um resultado melhor, além desse trabalho de reciclar, outros também estão sendo feitos e realizados.

O Reino Unido com isso terá uma infra-estrutura total para fazer o recolhimento, a triagem e o reprocessamento preciosos desses recursos num futuro não tão distante, pois atualmente cerca de 49% já se recolhe nesse tipo de plástico.

O processo de reciclar os plásticos ocorre da seguinte forma: Classificados, picados, lavados, derretidos, peletizados e consiste através de uma classificação automaticamente de forma manual para ser mais seguro no tocante a eliminação de qualquer tipo contaminação, sendo mais fácil a sua remoção para preparar o plástico deixando pronto para reciclar ao derreter e numa fôrma moldar ou ralar em flocos antes de ser transformado em granulados.
Reciclar-garrafa-pet
Demos pensar no impacto ambiental, pois o plástico sendo um material muito usado e sempre em grande quantidades o ideal seria pensar como ele tem muito tempo de "vida" na sua reutilização e reciclar várias vezes modicando o plástico usado em novos sem a necessidade de fabricar novos, além de também não precisar outros produtos para a sua fabricação.
  • A conservação combustíveis fósseis não-renováveis (óleo), redução no consumo de energia utilizada, diminuição da quantidade de resíduos sólidos depositados em aterro e a redução também da emissão de gases como o dióxido de carbono para a atmosfera.
São propostas de reciclar simples que o Reino Unido vem fazendo, oferecendo a sua população e que outros países (inclusive o nosso) deveriam fazer, mas demanda uma boa vontade dos governantes e dos povos em quererem manter o nosso Planeta Terra saudável favorecendo a nossa saúde.

Ter o povo educado, saber a importância de se reciclar, com um desenvolvimento sustentável, uma cabeça atenta o correto exigindo de nossos governantes atitudes em prol do nosso Planeta Terra, receberemos como consequência um melhor bem estar e com certeza a nossa saúde agradecerá.

Participe, opine você também sobre reciclar.


Abraços e Beijos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

NEWS LETTER