17/07/2014

Hábitos que causam a infertilidade masculina

Infertilidade as consequências com o mau hábito

Infertilidade masculina sobre esse assunto que quero falar com vocês devido a alguns costumes que uma parcela de nós homens praticamos e sem perceber podem provocar a infertilidade e que foi motivo de um bate papo entre meus amigos me chamando bastante a atenção ao comentarem sobre hábitos que temos e prejudicam a nossa fertilidade e consequentemente chegar até mesmo a sua infertilidade.
Infertilidade-masculina
Nós homens cuidamos pouco de nossa saúde um fato que vem se comprovando sempre e com agravamento de também avalia-la como sendo boa ou muito boa não precisando ir ao médico.

Esse comportamento acontece não tão somente quando se trata de coração ou pressão, mas também quando se fala sobre a infertilidade, o homem no estado normal é de concentração espermática é de aproximadamente 20 milhões/ml e que abaixo já poderíamos começar a nos preocupar com a saúde.

Alguns fatores apontam para a má qualidade dos espermatozoides e consequentemente uma possível infertilidade, dentre eles a obesidade, pois homens obesos tem uma contagem baixa de espermatozoide pelo motivo de a sua gordura corporal está relacionada à mudanças em seu conjunto de proteínas, essas mesmas que permitem a sobrevivência e função do espermatozoide, com uma produção menor de espermatozoide, alguns deles ainda tendem a moverem-se sem rumo, piorando a concepção.
  • Homens obesos tem muito tecido adiposo que ficam em contato com o saco escrotal cuja a sua temperatura tem que ser menor que a do corpo e por acontecer justamente o contrário (esse contato eleva a temperatura dessa região) acaba prejudicando a qualidade do espermatozoides podendo ocorrer a infertilidade.
  • A bebida alcoólica consumida em grande quantidade, por muito tempo também é um dos fatores prejudiciais se você estiver planejando ter filhos, pois ele está ligado na diminuição da testosterona consequentemente com a diminuição do sêmen, causando a infertilidade
  • O tabagismo não só em grande quantidade, mas também ao menor sinal já contribui para as mudanças da qualidade do sêmen, pois apresentam grandes concentrações de cotinina (substância derivada da nicotina) e que está contido também nos fumantes passivos. 
  • A maconha causa um efeito direto na fertilidade, podendo mudar a condição espermática, fazendo o espermatozoide perder sua força na tentativa de subir até a trompa impossibilitando a fecundação. 
  • No caso dos anabolizantes, eles podem destruir a fertilização indo parar na infertilidade, pois seu uso faz com que o organismo acredite em diminuir a produção de hormônios masculinos provocando um reboliço no metabolismo causando uma pane generalizada, podendo causar câncer no fígado, testículos, infarto, entre outros. 
Uma outra causa de uma provável infertilidade masculina é a poluição que propicia uma má qualidade do ar é também responsável em prejudicar a fertilidade masculina, pois o homem que respira esse ar apresenta uma concentração maior de radicais livres em seu sangue acarretando uma qualidade de esperma baixa. 

Independente de qualquer hábito, o homem já tem uma queda na qualidade e quantidade do esperma, depois dos seus 45 anos de idade ele deve procurar um médico se notar dificuldade na sua ereção, desânimo, falta de disposição, pois pode ser um começo da fase que chamamos de Distúrbio do Envelhecimento Masculino, caracterizado com a descida das faixas hormonais e a qualidade seminal.

Como disse no começo, a conversa com meus amigos foi muito proveitosa para mim, pois fiquei sabendo sobre a infertilidade masculina, espero que ajude a vocês rapazes ou até mesmo vocês meninas que tenha marido, namorado ou parentes e amigos e possa passar essas informações. 

Atenção: Sempre antes de qualquer procedimento procure um médico ou especialista.

Participe, opine comente você também.


Abraços e Beijos.


18 comentários:

  1. Um documento muito importante mas infelizmente nem todos passam por aqui e outros nem sequer o abrem para ler.

    ResponderExcluir
  2. ótimo post
    bebidas , tabaco e outra produtos faz mal ao ser humano não só infertilidade mas outra doença tambem
    parabéns

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    É um assunto muito serio, deve ser mas divulgado. Serve de alerta para os homens.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa, muito interessante seu post...são vários fatores que devemos alerta que nós amamos.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca vi pessoa mais complicada para ir ao médico do que homens! Alguns só vão depois de mortos e o pior de tudo que falam isso com um orgulho enorme rsrs
    Meninos, consciência, por favor!

    ResponderExcluir
  6. As vezes nós somos responsabilizadas por não termos filhos como se a culpa fosse somente nossa, sendo que muitas vezes é do homem, o que não chamaria de culpa, mas de impossibilidade. é muito importante termos todos nós homens e mulheres que alguns hábitos podem causar a infertilidade como outras doenças ... Teu post é maravilhoso Rafa, parabéns!

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa, verdadeiramente não sabia disso, assunto muito importante que deve ser bem trabalho em todos os sentidos ainda mais com o homem que não se preocupa com a saude.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Uma postagem que os homens tem que ler, um assunto sério. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  9. É importante que os homens saibam disso e que se preocupem em sua saúde, porque muito não gostam de ir ao médico... Ótimo post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Uma postagem que todos os homens deveriam ler
    Você mais uma vez trazendo um post importante ao blog

    ResponderExcluir
  11. Post excelente Raphael Parabéns pela sua iniciativa se todos os homens se cuidadase da maneira correta muita coisa seria diferente alem de é claro um vida mais longa e saudavel

    ResponderExcluir
  12. Adoreii a matéria muito legal não sabia de várias coisas beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei todas as informações , são muito importantes ainda mais porque homens as vezes não se interessam por assuntos de saúde. Abraços

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Gosto de passar por aqui, pois você sempre aborda temas bem informativos.
    Vou passar para meu esposo, ele se preocupa com a saúde.
    Abço.

    ResponderExcluir
  15. A saúde é tudo e se não cuidamos nos prejudicamos hoje e futuramente, parabéns pela postagens esclarecedora.

    Beijos
    Maria Ulhôa

    ResponderExcluir
  16. Oi rafa artigo super informativo.
    Muita coisa não sabia algumas sim. Gostei bjs

    ResponderExcluir
  17. Ola :)
    Muito bacana a ideia do post com as informações .. Eu não sabia de muuuitas coisas tbm .. Valeu ;)

    ResponderExcluir
  18. nossa varias coisas q nem imaginava... e mais uma vez o tabaco faz mais um mal ne.... adorei o post

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER