11/07/2014

Câncer de testículo

Câncer de testículos prevenir é o melhor remédio.

Câncer de testículos é um assunto chato, mas hoje venho bater um papo com vocês, mas especialmente para a turma masculina, não implicando em dizer que o lado feminino não possa saber também sobre uma matéria que li no jornal e achei super interessante sobre câncer de testículo com seus sintomas e tratamentos.

Você já ouviu falar em câncer de testículo?
Câncer

O câncer de testículo ou neoplasia de testículo aparece em um ou nos dois testículos do homem e geralmente surge com mudanças nas células germinativas (células do testículos que fabricam o esperma).

São dois os tipos de câncer de testículo; o não seminomas e o seminomas.

A forma mais comum de câncer no testículo são os não seminomas que é exatamente o oposto do outro, já que crescem mais rápido e podem espalhar para outras partes do organismo.

A maior parte dos casos desse tipo de câncer (não seminomas) ocorre em homens na faixa etária de 15 a 35 anos, sem descartar na possibilidade de ser diagnosticado em qualquer faixa etária, porém esse tipo de câncer é o mais tratável, mesmo nos casos em que ele se espalhou por outras partes do organismo, mas mesmo assim ele aponta para uma taxa de sobrevida de 95% nos pacientes com seminomas ou até mesmo mais se for descoberto precocemente de acordo com o NCBI (National Center for Biotecnology Information).

O câncer de testículo aparece em homens que tem como fatores de risco, um histórico familiar da doença, um desenvolvimento não comum dos testículos, homens de cor branca e terem testículos criptorquídico (testículos não descido).

Há casos de homens não apresentarem nenhum sintomas para esse tipo de câncer, mas quando aparece devemos consultar um médico, seus  sintomas são os seguintes:
  • Dor testicular ou desconforto
  • O inchaço de um dos testículos
  • Uma dor lombar ou na parte debaixo do abdome
  • Desenvolvimento de tecido mamário (mamas)
Algumas formas de tratamentos para o câncer de testículos se faz através de cirurgia para tratar o câncer com a retirada de um ou dos dois testículos e de alguns *linfonodos próximos, a radioterapia usada com raios de alta energia para matar as células com câncer, quimioterapia que usa medicamentos para matar as células cancerígenas.

*Os linfonodos ou gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais que existem em diversos pontos da rede linfática.

Bem pessoal, ainda para qualquer tipo de câncer o seu diagnóstico precoce continua sendo uma arma para a cura e um melhor tratamento, por tanto, vamos prevenir e ficarmos mais atentos ao que acontece com o nosso corpo.

Participe, opine você também.

Abraços e Beijos.









8 comentários:

  1. Realmente Rafael, algumas informações de seu post não eram do meu conhecimento! Parabéns pelo post!! Compartilhando na fanpage do SCC

    ResponderExcluir
  2. Os homens também precisam se conscientizar do câncer, as suas informações são importantes para todos os homens, a prevenção ainda é a melhor arma contra o câncer, Rafael abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa, embora seu post seja direcionado para a hala masculina,precisamos ficar ciente de tudo que pode acontecer com os homens,para poder alerta-los. Afinal temos marido,netos filhos e ele,nem sempre gostam de fazer o alto exame e nem de ir ao médico.
    Parabéns pelo post mais uma vez
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Os homens deveriam deixar o preconceito nessa parte, e fazer o auto exame se cuidar mais , afinal é de uma vida que estamos falando

    ResponderExcluir
  5. Post ótimo!!
    É super importante que os homens cuide de sua saúde! E principalmente deixe o preconceito de lado.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post Rafa, os homens precisam saber disso, porque acho que muitos não sabem, e a mulher também precisam desse conhecimento para ajudar seu marido, pai, irmão, filhos etc a se cuidarem mais e melhor ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  7. É isso aí ,cuidado e acesso a informação pode salvar muitas vidas vamos divulgar esse post é muito importante!!!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo assunto, vejo que muitos homens deixam passar desapercebidos pequenas alterações nos seus corpos... meu marido é um dos que foge de médio. rs Adorei as informações. Bjs

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

NEWS LETTER